sexta-feira, 3 de junho de 2011

MOINHO DE PEDRA: vegetariano charmoso e premiado na Chácara Santo Antonio.


             De novo, almoço de sexta-feira tradicional com minha irmã gêmea Claudia: hoje foi lá no ‘Moinho de Pedra’, restaurante natural premiado como o melhor de São Paulo no gênero. Vamos conversar sobre esta experiência...

GERAL:

O restaurante “Moinho de Pedra” é um lugar charmoso, aconchegante e muito bonitinho. A decoração é uma graça: com motivos de cozinha - panelinhas, assadeiras, chaleiras e raladores são utilizados como enfeites de parede, de teto e como luminárias. Há na entrada um espaço gostoso e bonito para o café e, em seguida, uma loja de produtos naturais bem completa. Nos fundos funciona a cozinha e o balcão com 3 etapas onde, na etapa 1, os clientes fazem seus pedidos da refeição, na etapa 2, recebem os seus pratos e na etapa 3 retiram as bebidas e escolhem a sobremesa (todas em estilo natural). Todo este processo que se faz no balcão é extremamente rápido e você pega sua refeição quase que imediatamente após o pedido.
A casa trabalha apenas no almoço e com sistema de ‘pratos prontos’ (2 diferentes por dia – que estão devidamente divulgados no site do restaurante) mas também oferece outros tipos de comidinhas prontas que ficam exposta no balcão e podem ser escolhidas como refeição principal ou serem agregadas aos pratos do dia (ex. uma espécie de quibe de soja com legumes, fatias de quiches, saladas, arroz integral etc). Há um corredor lateral com mesas e a casa está sempre cheia. O restaurante possui uma carta de sucos naturais especiais que custam de 8 a 9 reais (achamos caro e vem em um copo normal... não é em jarrinha).
Neste dia, eu e a Claudia fomos de ‘Prato do dia’, que custa 30 reais cada. Chegamos as 13h e o local estava cheio, o que indica que ele agrada e clientela.

Fachada - Claudia
Entrada e café
Loja de Produtos naturais ao fundo
Variedade de produtos na loja
Salão ao fundo - mesas e balção
Final do balaõ - sobremesas

SABORES:


  • Entradas e Bebidas: Para mim Suco Tailândia (R$ 9,00) - (cenoura, laranja, abacaxi e gengibre) e para a Claudia, Suco Superlight (R$9,00) - (melancia, abacaxi e gengibre) que estavam exóticos e gostosos. De entrada, para mim: Saladinha Orgânica (incluso no prato do dia - mix de folhas, alfava, abacate, tomate cereja e emulsão) que estava, gostosa, mas normal! Para a Claudia: Creme de legumes com gengibre (incluso no prato do dia), que estava uma delicia, mas meio morno.

  • Prato Principal: Para a Claudia: Arroz integral com ervilha torta, grão de bico á libanesa, torta 3 queijos coberto com tomate e manjericão e mix de verduras + fatia de quiche de queijo, espinafre e pêra (este último não incluso no prato e a custo de R$15,00). A clau achou os quiches excelentes, mas o prato como um todo normal e veio morno também. Para mim: Spaghetti com tomate concassê, queijo de cabra, amêndoas em lascas, ciboullet e parmesão, que estava muito bom, delicioso. A Claudia também adorou!
Pratos do dia exposto no balcão
Prato 1: Spaghetti com tomate concassê, queijo de cabra, parmesão  e majericão saladinha orgânica e sobremesa  (torta de chocolate com laranja) e suco

Prato 2: Arroz integral com ervilha torta, grão de bico á libanesa, mix de verdura e quiche de 3 queijos + quiche de espinafre com pera e suco

  • Sobremesa: Para a Claudia: Bolo integral de banana (R$12,50) que estava lindo, mas meio sem gosto... ela ficou um pouco decepcionada. Para mim: Torta de chocolate com laranja e damasco (R$12,50) que estava muito boa e com massa impecável.  

DISSABORES:
1.    No dia aconteceu um fato muito chato que eu nunca tinha passado antes em nenhum restaurante (e olha que já visitei mais de 25 para o meu blog): uma funcionaria (que depois fiquei sabendo que era a gerente ‘Telma’) chegou a minha mesa sem mais nem menos após eu estar sentada começando a minha refeição e falou rispidamente: “--- porque você está tirando fotos? Você precisa da autorização da dona para isto”. Eu respondi: “--- porque eu tenho um blog sobre gastronomia e vou escrever sobre o lugar!” Peguei meu cartão de visita e falei: “--- então vamos lá que eu converso com a proprietária, sem problemas!”. Cheguei no caixa e a gerente disse que a proprietária estava ao telefone ali na minha frente. Depois de eu esperar um tempo em frente da  proprietária, ela terminou o telefonema, nem olhou para mim, passou reto e foi para o corredor lateral com mesas. Eu fiquei surpresa e perguntei para a gerente Telma: “--- Ué? ela não queria falar comigo sobre as fotos?” A gerente, de novo, rispidamente falou: “---Não! Ela não queria falar com você!” e me deixou no vazio... eu então respondi: “Como não queria? Você não me falou que eu preciso da autorização da proprietária para tirar as fotos?”. Ela de novo negou. Então falei: “--- você entrega o meu cartão para ela porque minha comida está esfriando!” e fui me sentar novamente com miha irmã... E a comida realmente esfriou! Não só a comida, como o clima também! Depois disso, ninguém da casa me procurou, mas o fato estragou o meu almoço e me senti super constrangida e discriminada.... não pela pergunta em si, mas pelo jeito que ela falou e como falou. Acho que podemos falar tudo para alguém, mas tudo depende do jeito! Engraçado é que eu fui informada que precisava de autorização da dona da casa para tirar as fotos, mas a dona, quando procurada por mim, me ignorou... Super contraditório isto. Tive a impressão de que a proprietária nem ficou sabendo do fato, mas sim, que foi uma implicância sem nexo da gerente Telma! Ridículo!!!! Ainda por cima, na hora de pagarmos, quando chegou a nossa vez na fila do cartão, a Telma olhou para nós, olhou para a funcionária ao lado e disse: "--- vou no banheiro"... ou seja, não quis nos atender... Gente, eu pergunto: há explicação??????!!!!


GRAN FINALE:
O lugar é muito bonito, charmoso e bem organizado. Estava cheio, o que mostra que a comida agrada. No geral, gostamos e achamos o lugar uma graça, muito fofo, mas o fato relatado acima realmente estragou o nosso almoço. O clima ficou chato... a comida não foi degustada como merecia... Voltaremos: não! Não ficamos com vontade de voltar por causa do incidente com a gerente. O triste é que quando chegamos estávamos maravilhadas e entusiasmadas com o lugar... visitamos a loja e ficamos apreciando a decoração da casa... as funcionárias do balcão nos atenderam super bem e estávamos empolgadas com tudo e, por isso, exibíamos um sorriso enorme no rosto... mas depois tudo se desmanchou. Que pena!!!!
Há manobrista na porta com o custo de 12 reais... Quando estávamos esperando o carro, a atriz Julia Lemmertz chegava para almoçar. Que chique!
Saldo final neste dia: 56 reais para cada uma e um desgosto na cabeça, mesmo sendo um restaurante premiado pela revista Veja São Paulo desde 2009!!!!

... Almoço natural: 56 reais
    Manobrista: 12 reais
    Passar um bafão desse: não tem preço!!!

PS. desculpem por não trazermos aqui fotos mais detalhadas e individualizadas, pois fomos interrompidas e impedidas de fotografar mais vezes pela gerente da casa.


Para postar um comentário, basta clicar “Comentários” logo no final da postagem e escrever o texto do seu comentário e selecionar no item “comentar como” a opção ‘anônimo’ e assinar abaixo do comentário ou selecionar a opção ‘conta do google’ (que pode ser a conta do orkut, gmail, msn etc)... Comentem, pois é super importante para o blog!!!! 
            

22 comentários:

  1. Nossa, foi uma pena mesmo o que ocorreu com a gerente da casa... Nós estavamos mesmo muito felizes, entusiasmadas, adorando tudo, curtindo cada cantinho do restaurante, o sistema da casa, a mercearia e tudo o mais... Foi um banho de água fria no inverno, literalmente.
    Doces beijos, abraços e sorrisos!!!

    ResponderExcluir
  2. Que bafão! Muita falta de educação da gerente! Eu não voltaria nunca mais!

    ResponderExcluir
  3. nossa, que decepção. o que mais me encanta nos lugares é o atendimento. em um caso desses, não voltaria mais e, pior: falaria a todos os meus amigos sobre o ocorrido, para que eles também não fossem ao restaurante. lamentável.

    ResponderExcluir
  4. OLá Juliana

    Concordo plenamente com vc. Foi um almoço lamentável. E já estou espalhando para todos que, apesar de ser um lugar premiado pela veja são paulo, não vale a pena ir!!! Abração pra ti. Também adorei os seus blogs.

    ResponderExcluir
  5. o restaurante moinho de pedra e um otimo lugar , inclusive sua culinaria, a nao ser ter que encarar a telma logo na recepcao, ela realmente e uma pessoa desagradavel. E uma pena por que as outras funcionarias sao uns amores...fato desagradavel que ocorreu a voce garanto lhe que se nao o fosse com certeza voltaria...

    ResponderExcluir
  6. Vejam que triste pessoal: no mesmo dia em que voltei do almoço no moinho de pedra, enviei um e-mail gigante para o site deles relatando o que aconteceu. Eles sequer se dignaram a responde. Mais um ponto negativo para eles!!!!

    ResponderExcluir
  7. OLá 'anonimo'...
    Obrigada pela visita e pelo comentário no blog! Explicando: como mencionei na postagem, eu gostei do restaurante sim... quando entrei fiquei super entusiasmada por achar o ambiente lindinho, a organização muito interessante e as funcionarias do balcão são realmente umas 'fofas'... Mas o ocorrido aquele dia me fez realmente sair de lá com uma impressão muito ruim do lugar... Me senti bem mal! Uma pena, pois com certeza eu voltaria sim lá se não fosse a gafe da tal da Telma... Voce acredita que na fila para eu pagar o almoço, quando chegou a minha vez, ela disse para a funcionaria ao lado "--- vou no banheiro"... Eu desconfio que a chef realmente não ficou sabendo do ocorrido, pois ela mesma passou por mim e pela minha irma várias vezes e nem nos notou, não falou nada sobre as fotos. Mas a dona deveria fazer algo em relação a esta Telma... a vi tratando meio mal uma cliente que perguntou sobre a compra dos arranjos de flores secas, ou seja: desconfio que ela seja assim com todos! Uma pena mesmo, pois o restaurante em si é uma graça! Obrigada pela 'troca de figurinhas' por aqui!
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. É bem provavel ter sido implicancia dela... com certeza se ela tivesse comunicado a chefe (Tatiana)ela teria lhe atendido, seja para autorizar ou proibir.Ela acabou deixando uma pessima impressao em relaçao ao restaurante,como voce percebeu ela deve ter o costume de tratar as pessoas como ela bem quer, quem sabe algum dia alguem com o mesmo genero dela nao acabe fazendo ela passar por algum tipo de constrangimento...Garanto que vai ser bem pior para ela.
    Amei seu blog,super criativo e realista...talvez outra pessoa difamaria outros aspectos sobre o restaurante so por ressentimento, mas voce nao, sua critica é consstrutiva...parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Se não fosse pela gerente ma educada eu também voltaria...

    ResponderExcluir
  10. Olá "anonimo"... o restaurante merece sim ser elogiado pelo que ele tem de bacana (e ele tam várias coisas a serem elogiadas sim)... Como trabalho do ladinho de lá, quem sabe um dia não retorno... a gente não sabe o dia de amanha não é mesmo? Muito obrigada pelos elogios ao blog e a mim... eu gosto muito do meu blog e fico contente quando outras pessoas gostam também e sempre tento ser profissional e justa mesmo com as criticas. Voce que é simpatica e justa também em seus comentários. Pena não ter se identificado (pode assinar ao final se quiser). Um grande abraço para voce e obrigada ela gentil comunicação. Abraços (se quiser me escrever: ericacristinaalmeida@hotmail.com).

    ResponderExcluir
  11. Olá Érica,
    Adorei o seu blog...muito bacana mesmo.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Sou frequentadora assídua do Moinho de Pedra, amo a comida de lá, e graças a Deus sempre fui bem atendida.

    MAS, é com profundo pesar que conto aqui que eu eu mesma já presenciei algumas pessoas serem mal tratadas e isso me revolta!

    Mtas vezes vi a própria dona, a Tatiana, sendo ríspida ou até mesmo grossa com clientes.

    Uma vez a vi atendendo pelo telefone uma encomenda, ela revirava os olhos enquanto falava com a moça na linha (eu e outros clientes que estavam na fila pra pagar vendo e ouvindo tudo) e irritadíssima depois que desligou o telefone saiu bufando e dizendo "Nunca mais me passem ligaçoes como essa!" A mae dela, uma senhora ruiva que trabalha no restaurante, ficou constrangida com tamanha falta de NOÇAO!!!!

    Tatiana querida: Nao está tendo um bom dia? Está de TPM? Seja PROFISSIONAL e saiba controlar as frustraçoes e desafios de cada dia.

    Nem vc nem a gerente estao distribuindo favores, os clientes estao pagando por esse SERVIÇO que vc oferece.

    Almoçar fora nao é só alimentar-se, é também uma experiencia. E experiencias marcam: pra bem ou pra mal.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito. Também gosto de lá, trabalho perto, mas o atendimento deixa a desejar...

      Excluir
    2. Pois é... a comida é bem gostosa e a proposta maravilhosa, mas bom atendimento é fundamental. Obrigada pela sua visita aqui e pelo seu comentário. Beijossss

      Excluir
  13. OLÁ PRISCILA LEITE. OBRIGADA PELO ELOGIO AO BLO. EU AMO ESCREVÊ-LO E FICO MUITO CONTENTE QUANDO AS PESSOAS TAMBÉM GOSTAM DELE.OBRIGADA PELA VISITA E PELO COMENTÁRIO. ABRAÇOS E APAREÇA SEMPRE.

    ResponderExcluir
  14. OLÁ "LEITOR ANÔNIMO" ACIMA: PARABÉNS PELO SEU COMENTÁRIO.EU FICO FELIZ EM LER OPINIÕES QUE ME FAZEM ENTENDER QUE EU NÃO ESTAVA LOUCA OU EQUIVOCADA QUANDO ESCREVI A POSTAGEM SOBRE O MOINHO DE PEDRA E CRITIQUEI UMA DAS FUNCIONÁRIAS E ME SENTI MAL POR ISTO. CONCORDO TOTALMENTE COM VC: SAIR PARA COMER, NÃO É APENAS MESMO "SÓ COMER", QUEREMOS SIM UMA EXPERIÊNCIA GOSTOSAE AS VEZES PAGAMOS UM PREÇO A MAIS POR ISTO. E NO MOINHO DE PREDRA QUASE TUDO É LINDINHO E PERFEITO, MAS O ATENDIMENTO DO LOCAL (QUE NA MINHA OPINIÃO É UM QUESITO IMPORTANTÍSSIMO PARA TERMOS A 'TAL DA EXPERIENCIA GASTRONOMICA GOSTOSA') DEIXA MUITO A DESEJAR. O QUE POSSO DIZER É QUE CONCORDO COM VC EM NÚMERO, GÊNERO E GRAU E QUE É REALMENTE UMA PENA ISTO ACONTECER NO MOINHO DE PEDRA. A PROPRIETÁRIA DA CASA E SUA GERENTE PRECISAM MESMO REAVALIAR SEUS COMPORTAMENTOS.
    OBRIGADA PELA VISITA E PELA CONTRIBUIÇÃO COM SEU COMENTÁRIO.
    ABRAÇOS E APAREÇA SEMPRE POR AQUI.

    ResponderExcluir
  15. Nossa, adorei os comentários do "anonimo" de 3 de outubro. Arrasou, concordo plenamente! Pena não ter assinado, mas já virei sua fã. Além de fã da Erica, que tirou de letra a experiência. É só nunca mais voltar né, tem tanto restaurante bom em SP né. E saber que a Erica mandou e-mail para o restaurante relatando o ocorrido e não obteve resposta alguma já diz o tipo de pessoas que eles são. Nunca iria num lugar desses, mesmo que a comida fosse o manjar dos deuses.
    Parabéns Erica.
    Sonia Chagas.

    ResponderExcluir
  16. Olá Meninas, eu tbem já tive uma experiência ruim por parte da Chef Tatiana. O local é ótimo tudo maravilhoso. Mas um dia perguntei a Tatiana sobre cursos, ela simplesmente disse que estava pensando e saiu andando .. Com uma postura bem arrogante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leitor Anônimo... realmente é lamentável: um ligar tão bacana e bonito, com uma comida tão agradável e bem feita e um atendimento ´péssimo, beirando mesmo posturas indelicadas e arrogantes. Eu prefiro não ir. Adorei o seu comentário. Obrigada por dividir sua experiência conosco. Um grande abraço e continue aparecendo por aqui!

      Excluir
  17. Eu sou formada em gastronomia, mas apenas por amor a arte, tenho outra profissão bem diferente. Na época do meu curso (2011/2012) uma colega me mostrou o livro da Chef Tatiana, disse que era muito bom ,assim como o restaurante, mas comentou que ela realmente é antipática. Eu, como "sou da área", com certeza gosto de trocar uma figurinha, nem que seja pra matar algums curiosidade, sem importunar muito, sei bem o que é correria de cozinha. Mas no Moinho de Pedra eu ficaria um pouco melindrada, por conta do que eu já sabia e li agora. Tenho o livro e indico muito, com certeza irei ao restaurante pois estou muito curiosa, mas provavelmente só pretendo abrir a boca pra comer ... rsrsrsrsr, nada de tietagens ! A intenção de fazer o curso também já era.
    Érica, parabens pelo blog ! Só descobri a gora, mas já sou fã, adoro esse tipo de comunicação !
    Michele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michele, tudo bem?
      Puxa, que bacana o seu comentário. Adorei. O Moinho de Pedra é otimo, lindinho, com uma comida deliciosa e uma proposta linda, mas acho atendimento fundamental. To,mara que seu experiencia lá seja bacana. Beijos e continue participando aqui ... ah... e obrigada pelo elogio. Adorei!!!!

      Excluir
  18. Serei franca, fui funcionária na Moinho durante seis meses, e realmente é um dos melhores restaurantes no ramo, mas infelizmente se tratando de relações humanas o tratamento é baixo. Fui maltrada diversas vezes pela Tatiana (o que era natural se tratando dos funcionários), mas presenciei algumas vezes ela maltrar os clientes. Uma vez chegou a expulsar uma cliente porque havia deixado cair uma bandeija. Trabalhei lá em 2008 e é triste ver que isso não mudou.

    ResponderExcluir

Mensagens ofensivas (com xingamentos ou palavras de baixo calão) ou com conteúdos impróprios, serão excluídas (não publicadas).