sexta-feira, 9 de setembro de 2011

EMPRESTADO: achado gracioso, brasileiro e suculento na ‘9ª SPRW’! (ESTABELECIMENTO FECHADO)



Na quinta-feira (dia 08/09/2011) resolvi almoçar sozinha no caminho para o meu trabalho (a Vila Madalena é o meio do meu caminho para o trabalho – que bom heim?) e, entrando no site da ‘Restaurant Week’, procurei os restaurantes cadastrados neste bairro e o primeiro que cliquei e vi que o cardápio era bacana, arrumei minhas coisas, sai de casa e fui para lá. Será que dei sorte?
Vamos dialogar sobre esta experiência.


GERAL:

        O restaurante escolhido para o almoço de quinta-feira na São Paulo Restaurant Week (SPRW) foi o “Emprestado - Bar e Restaurante. Como seu site e seu nome já explicam, a casa 'empresta' pratos criados por diferentes restaurantes típicos brasileiros e os reproduzem (com as devidas autorizações) nesta casa em São Paulo. A história desta idéia e das andanças por restaurantes para a pesquisa de pratos pelo Brasil está graciosamente relatado no site do restaurante.
        O ‘Emprestado’ fica localizado na famosa e gastronômica Rua Mourato Coelho, nº 992 (na Vila Madalena) e parece ser um lugar minúsculo, mas logo que você começa a reparar bem, percebe que existe uma escada que leva ao  primeiro andar na casa, onde existe outro salão e uma varanda, ambos muito simpáticos. Aliás,  a casa inteira tem uma decoração muito lindinha e graciosa, com mesas com encostos tipo “sofá” confeccionados com tecido vermelho e almofadas estampadas e diferentes um das outras que remetem a motivos bem brasileiros, assim como todos os adornos de itens do artesanato regional pendurados nas paredes. O lugar é mesmo muito charmoso! A atendente que me serviu e finalizou minha conta fez questão de me apresentar o piso superior ao final da minha refeição para eu conhecer melhor o restaurante. Fiquei encantada: que lugar simples, gostoso e bonito. Parabéns aos proprietários!
        O atendimento em geral foi rápido, simpático e eficiente... o dia estava propício para isto acontecer, pois apenas 4 mesas (incluindo a minha) estavam ocupadas e em 3 delas se servia o menu da ‘SPRW’. Foi tudo muito tranqüilo e gostoso. Havia um som ambiente de bom gosto (Lenine e sambas clássicos) que ajudou a me alegrar (já que eu estava sozinha neste dia) mas que achei que poderia estar um tiquinho mais baixo... mesmo assim, não incomodou minha gostosa e brasileira refeição.  
        Lembrando: nesta 9ª edição da ‘SPRW’ o almoço completo (entrada + prato principal + sobremesa) custa R$31,90. Foi o que escolhi!


Salão térreo
Salão Térreo
Decoração com cachaças
Salão Térreo - computador para pedidos e entrada para cozinha
Salão no primeiro andar
Varanda no primeiro andar
Fachada

SABORES:
  • Entradas e Bebidas: Água com gás (R$ 3,50) com cubos de gelo e rodelas de limão, como pedi. Como entrada: Salada Brasileirinha (mix de folhas, cebola cozida, carne seca desfiada, queijo coalho, pedaços de abóbora e vinagrete de limão) que estava gostosa, fresca e bem temperada... mas não veio com o queijo coalho: falha da cozinha ou falta do ingrediente no dia... mesmo assim: gostei! A outra opção era: 2 unidades de pastel de palmito de açaí com requeijão. Quase pedi à parte para experimentar. Que gulosa!
Água com gás (boa e geladinha)
Guardanapo de Tecido e Talheres clássicos e  pesados (Adoro!)

  • Prato Principal: Para Prato Principal escolhi o Peixe com Banana (Peixe na manteiga a milanesa com banana da terra de Paraty, coberto por tirinhas fritas de alho-poró, acompanhado de arroz com ervas e amêndoas torradas) que achei delicioso: peixe alto e tenro, saboroso e com fritura sequinha... por baixo suculentas rodelas grossas de banana da terra cozidas e doces no ponto... alho-poró crocante e sequinho por cima do peixe e tudo isto acompanhado por uma farta porção de arroz soltinho com ervas e amêndoas crocantes que estava bem gostosa também. O prato era tão bem servido (ao contrário dos que vi na edição passada da ‘SPRW’) que a gordinha comilona aqui quase não conseguiu comer tudo. Vixi Maria! A outra opção de prato principal era um 'Filé mignon com mussarela de búfala ao molho de tomates frescos e manjericão, arroz e purê de mandioquinha'. Parecia ser bom. Ai, porque não fui acompanhada?
Salada Brasileirinha
Azeite e sal posto na mesa sem eu pedir (que milagre: todos os restaurantes que fui nesta edição, os funcionários esqueciam  este item na hora de trazer a salada e eu sempre tinha que pedir).
Peixe com Banana de Paraty
Detalhe do Filé de Peixe (grosso) e bananas suculentas e grandes
Detalhe do arroz

  • Sobremesa: Entre o Mousse de Manga e o Pudim de leite com calda de goiabada, fiquei com o segundo e estava bem gostoso. 
Pudim de leite com calda de goiabada

DISSABORES:
1.   Nenhum... neste dia fui feliz em tudo... e a casa também!


GRAN FINALE:

Adorei o ‘Emprestado’ e pretendo voltar em um dia regular a noite com meu marido para provar as porções ou os pratos tradicionais.
Há um estacionamento conveniado do restaurante na Rua Aspicuelta (pertinho dali).
A conta? 40 reais!
O almoço foi solitário, mas a experiência gastronômica foi ótima. Tenho dado sorte até agora na 9ª edição da SPRW... Que bom!!!!

Conta  (infelizmente a contribuição de 1 real à 'Associação  Monte Azul' foi inclusa na conta e não depositado no cofre
padronizado pelo evento)


Para postar um comentário, basta clicar “Comentários” logo no final da postagem e escrever o texto do seu comentário e selecionar no item “comentar como” a opção ‘anônimo’ e assinar abaixo do comentário ou selecionar a opção ‘conta do google’ (que pode ser a conta do orkut, gmail, msn etc)... Comentem, pois é super importante para o blog!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens ofensivas (com xingamentos ou palavras de baixo calão) ou com conteúdos impróprios, serão excluídas (não publicadas).