quarta-feira, 2 de novembro de 2011

BRUSCHETTAS... fazendo estas gostosuras em casa!

             Adoro Bruschettas.... e por isso fui tratando de aprender a fazer estas gostosuras italianas em casa.
        A Bruschetta trata-se de um famoso item da culinária italiana, que nada mais é do que uma fatia de pão italiano levemente tostado (levemente porque ele deve ficar tostadinho por fora, mas macio por dentro) com uma cobertura de bons ingredientes que podem ser frios, quentes, individuais ou compostos.
         Um das coisas que acho mais bacana nas bruschettas é que elas podem ser uma refeição completa (quando se come várias), um belisco (um agrado para uma visita, pai, marido etc antes do almoço ou jantar) uma entrada (primeira comidinha de uma refeição) ou uma escapadinha na geladeira de madrugada (ahahahaha). Ou seja: podemos comer bruschettas na hora e do jeito que quisermos.
           As mais tradicionais são a "pomodori" (apenas com tomate, alho e manjerição) a "caprese": tomates picados com lascas de queijo parmesão e manjericão (as duas podem levar os tomates frios ou levemente aquecidos).     
         As bruschettas feitas em casa são interessantes porque você pode colocar sua criatividade para funcionar, ou seja, você pode inventar coberturas diversas (tradicionais ou malucas). Por exemplo: Queijo brie com figo e nozes - 4 queijos - Caponata de berinjela - Pasta de azeitonas pretas, azeite e parmesão - Mortadela, rúcula e queijo - Tomate, pesto e parmesão ralado - Abobrinha, ricota e orégano - Salame com queijo - Ovo mexido com bacon.... e por ai vai! Hummmmm!
      Abaixo postarei algumas fotos de bruschettas que fiz em casa e que fizeram o maior sucesso com toda a família! Também postarei algumas fotos de bruschettas que comi em uma bruschetteria, que fiz em casa também, mas que não tirei foto (snif).
       Aproveitem e façam em casa também. Tenho certeza que você e quem mais estiver na sua companhia, vão adorar!!!!


Bruschettas de tomate, azeitona e alho
 (levemente cozidos) com lascas de queijo 
parmesão e rúcula

Quarteto de Bruschettas (refeição completa): 
1ª: tomate, azeitona, alho (levemente cozidos)
 e lascas de parmesão e rúcula, 2ª: Caponata de
berinjela, abobrinha e  pimentão com lascas de
parmesão, 3ª: salame  com parmesão e 4ª:
salame com catupiry (todas quentes)

Detalhe da Bruschetta de tomate, azeitona e alho
 (levemente cozidos) com lascas de parmesão 
e rúcula

Detalhe da Bruschetta de Caponata de
 berinjela, abobrinha e pimentão e lascas de
 parmesão

Bruschetta da "Prima Bruschetteria" (Vila Madalena),
 mas que dá pra fazer em casa: pesto, tomate em rodela, 
mortadela e rúcula

Bruschetta da "Prima Bruscheteria", mas que dá pra
 fazer em casa: Caponata de berinjela



         Para vocês: a receita básica de Bruschetta:




a) corte o pão italiano em fatias de mais ou menos 2cm e as toste levemente na frigideira ou grelha ou até mesmo no forno. Ela deve ficar levemente tostada por fora e macia por dentro, por isto, este processo é muito rápido


b) Depois de tostar as fatias de pão italiano (quando elas ainda estiverem quentes) esfregue brevemente um dente de alho cru descascado sobre elas;


c) Faça ou reserve os ingredientes ou 'combinações de ingredientes' quentes ou frios que desejar, coloque em cima das fatias de pão italiano tostados e sirva em seguida. Colocar um com azeite é ótimo!


      Todo mundo merece!!!!!

       Bom Apetite!!!!!

5 comentários:

  1. Erica, adorei a cara nova do blog. Parabéns!!! O visual está lindo, e as novas seções são muito legais. Além de todas as dicas ótimas de restaurantes, agora temos também receitinhas pra fazer em casa e informações culturais. Muito bacana!
    Minha sugestão para você: poste quando puder no "Fazendo em casa" a receita do cup cake de banana, que é delicioso. Todos vão adorar.
    Mais uma vez parabéns!
    Beijos
    Sandra

    ResponderExcluir
  2. OBRIGADA MINHA QUERIDA... VOCE SEMPRE DANDO FORÇA PARA MIM. ACHO QUE O BLOG VAI FICAR MAIS COMPLETO E DINÂMICO AGORA. O PRINCIPAL SÃO AS VISITAS E OS RELATOS SOBRE OS RESTAURANTES, MAS OUTRAS COISINHAS DA GASTRONOMIA VÃO ESTAR AQUI TAMBÉM. QUALQUER SUGESTÃO, ME ESCREVA. BEIJOS QUERIDONA.

    ResponderExcluir
  3. Q delicia. Já fui na Prima, adorei o quattro formagi!!!!

    ResponderExcluir
  4. OLÁ MICHELLE, QUE LEGAL QUE JÁ FOI NA PRIMA BRUSCHETTERIA.EU JÁ FUI 3 VEZES E AMEI TUDO...OS RISOTOS SERVIDOS EM MEIA PORÇÃO SÃO UMA BOA PEDIDA PARA EXPERIMENTAR TANTO AS BRUSCHETTAS QUANTO UM PRATO DA CASA. DA PROXIMA VEZ EU QUERO PROVAR A FEIJOADA ITALIANA OU UMA DAS MASSAS. OBRIGADA PELA VISITA NO BLOG E PELO COMENTÁRIO. CONTINUE APARECENDO POR AQUI.
    ABRALOS

    ResponderExcluir
  5. MICHELLE, ESQUECI: A QUATTRO FORMATG É OTIMA MESMO... BEM RECHEADA... MINHA IRMA A PROVOU DA ÚLTIMA VEZ QUE FOMOS LÁ, MAS ENCASQUETEI COM A DE MORTADELA: ACHO ELA A MELHOR. EHEHEHE. ABRAÇOS.

    ResponderExcluir

Mensagens ofensivas (com xingamentos ou palavras de baixo calão) ou com conteúdos impróprios, serão excluídas (não publicadas).