terça-feira, 22 de março de 2011

APRIORI CUCINA ITALIANA – primeira experiência na SPRW não foi das melhores!

 Hoje eu e minha irmã gêmea, a Claudia, saímos da aula e fomos para a nossa primeira visita a um dos restaurantes do famoso evento “Restaurante Week”.
A  proposta desta semana gastronômica (a “Restaurante Week”) é almoçar por R$ 29,90 ou jantar por 39,90 com direito, em ambas as opções, a ‘entrada + prato principal + sobremesa’ em mais de 100 bons estabelecimentos na cidade.
Fomos então ao Restaurante ‘Apriori Cucina’. Estávamos bastante entusiasmadas, ainda mais por ser a primeira vez que participávamos desta semana gastronômica em São Paulo. O entusiasmo deu lugar à experiência real... então vamos a ela.


GERAL:
         
Chegamos ao local as 12h para o almoço... o restaurante estava tranqüilo, com 4 mesas ocupadas.
No caso deste restaurante, ainda bem que tínhamos mapa na mão, pois passando em frente a ele, de carro, nem o notaríamos já que, além de manter a grande porta frontal fechada, ele não possui placa com o nome do estabelecimento. O lugar é bem bonito, com uma decoração clássica e sóbria. O restaurante como um todo é elegante e agradável e se compõem dos seguintes ambientes: salão interno em formato de ‘L’, uma varanda nos fundos bem graciosa e um pequeno corredor lateral com mesas. Ficamos no salão interno, perto da varanda.
O garçom (Antonio) nos atendeu com simpatia, mas faltaram alguns detalhes importantes no serviço em geral (leia nos ‘Dissabores”). Como se tratava do evento “Restaurante Week” o couvert da casa não foi colocado na mesa logo de cara... o garçom, antes, nos perguntou se gostaríamos de apreciá-lo. A nossa resposta foi sim, é claro! E isso foi bacana da parte dele:perguntar se queríamos o couvert primeiro.
Do início ao fim, tudo transcorreu de maneira calma e agradável... a visita prometia ser uma ótima experiência, se não fosse um pequeno detalhe: a comida, que achamos fraca e meio sem gosto se formos pensar na ‘cucina italiana’...

Vamos aos olhares e paladares sobre o local:

Fachada
Decoração e Salão Interno
Claudia lendo o cardápio
Eu e Salão Interno
Cardápio "Restaurante Week"

SABORES:


  •    Entradas e bebidas: Refrigerante e Água mineral com gás (R$4,00), que vieram gelados e com cubos de gelo e rodelas de limão (como pedimos). Couvert da Casa (R$9,00): seleção de pães fresquinhos (pão italiano, torradas finas de pão italiano e Focaccias macias) com 3 antepastos e manteiga (patê de gorgonzola com mel, berinjela em tiras e bolinhas de ricota com pesto)... O couvert em geral estava bem gostoso e reconfortante e foi reposto na mesa 2 vezes. Escolhemos também as duas opões de entrada do cardápio especial "Restaurante Week”, ou seja, uma para cada uma de nós. Para mim: Crostini de pão italiano com carpaccio ao molho pesto de rúcula, que achei de uma bonita apresentação, mas não gostei do carpaccio... não porque estava ruim, mas porque eu nunca tinha comido e não bateu com o meu paladar. Para a Claudia: Salada de folhas verdes com cenoura, pupunha, tomates, parmesão e molho cremoso de mostarda, que ela gostou pois estava bem fresquinha, mas achamos muito simples e 'nada demais'.
Couvert
Crostini de pão italiano com carpaccio ao molho  pesto de rúcula
Salada de folhas verdes com cenoura, pupunha,  tomates, parmesão e molho cremoso de mostarda


  • Prato Principal: Escolhemos também as duas opções de pratos principais do cardápio da “Restaurante Week”, Para mim: Peixe do dia, com molho de alcaparras, purê de cenoura defumada e salteado de espinafre com uvas brancas. A apresentação estava bonita, o peixe (posta de Dourada) estava bem gostoso e macio, mas o purê de cenoura e molho de alcaparras estavam sem gosto, assim como o espinafre também, que num primeiro momento pensei ser rúcula. Achei o prato bem fraquinho (ainda mais porque fui no restaurante ‘Allegro Cucina’ e a comida de lá é super saborosa... aliás, é maravilhosa). Para a Claudia: Espaguete com almôndegas suína, ao molho de tomates ao perfume de limão siciliano. A massa não era fresca e, segundo a Claudia, parecia um espaguete comum tipo ‘ádria’.... ela também achou que o macarrão estava meio seco - com pouco molho) e as almôndegas, segundo ela, também estavam sem gosto e o aroma de limão siciliano não foi sentido por nós... ou seja: achamos o prato fraco novamente. Puxa!
Peixe do dia, com molho de alcaparras, purê de  cenoura defumada e salteado de espinafre
 com uvas brancas
Spaguette com almôndegas suína, ao molho  de tomates ao perfume de limão siciliano

  • Sobremesa: Escolhemos também as duas opções de sobremesa do cardápio “Restaurante Week”, Para mim: Panna Cotta com calda de goiaba, farofa de castanha de cajú e coulis de hortelã: a pana cota estava gostosa, porém poderia ter vindo com maior quantidade de calda de goiaba e a farofa de castanha de caju era apenas algumas migalhinhas para enfeitar o prato... este último ingrediente não pode ser sequer considerado para a degustação propriamente dita. Para a Claudia: Aveludado de Chocolate, que estava muito ruim, pois tinha gosto de Nescau, era enjoativo e muito doce...nem comemos tudo: milagre para as duas gordinhas aqui.
Panna Cota
Aveludado de Chocolate


DISSABORES:
1. Quando chegamos lá o manobrista não tinha chegado (segundo informação que nos foi dada por um dos funcionários) e precisamos andar 2 quadras do estacionamento conveniado (R$15,00) até o restaurante. Nós que somos jovens encaramos de forma tranquila, mas achamos esquisito... imagina se fosse um casal de idosos?
2.    Achamos a comida fraca... sem gosto... em se tratando de uma ‘cucina italiana’ isto é esquisito. E pelo preço também, pois ao darmos uma olhadinha no cardápio normal ‘a La carte’, percebemos que o preço em geral do restaurante não é tão barato assim... haviam risotos de mais de R$60,00.
3.     O garfo da Claudia estava sujo.
4.  Ao servirem o spaguetti da Claudia, não foi enviado uma colher para comê-lo juntamente com o garfo... tivemos que pedir.
5.    Não nos ofereceram azeite. Tivemos que pedir também.
6. Quando o Couvert chegou, não nos deram pratinhos nem talheres apropriados para degustá-lo. Começamos a comer meio que 'por cima' do jogo americano mesmo, mas ao primeiro bocado do pão, pedimos pratinhos. Trouxeram-nos os pratinhos juntamente com talheres específicos para nos servirmos dos patês e antepastos. Agora sim! Ufa!


GRAN FINALE:

          Pedimos 2 cafés e estavam deliciosos e vieram virem com um pratinho com 2 petit-fours de amêndoas (muito gostosos), 2 mini amanteigados (delícia também) e tiras de cascas de laranja cristalizadas (um mimo delicioso). No conjunto, estavam muito gostosos.
          “No final das contas”: 60 reais para cada uma... 'carinho' para esta experiência um pouco frustrante.
Em linhas gerais, o restaurante não nos agradou: o lugar é uma graça, o atendimento é bom, mas a comida, achamos realmente fraca.
O serviço de vallet custa R$15,00 e o site é bem bonito e completo.
Para ser sincera, é pouco provável que voltemos.
Uma pena: a primeira experiência no ‘Restaurante Week’ não foi das melhores!!!!... Mas isto faz parte da vida de qualquer ‘crítico gastronômico’, profissional ou não. Vamos continuar participando desta semana gastronômica deliciosa visitando outros restaurantes.
Será que estamos ficando críticas demais?... demais NÃO! mas críticas:  SEMPRE (graças a deus)! Rssss!
Café (já tínhamos comido os amanteigados - Ops!)
Conta


Aprioru Cucina: Av. Portugal, 694, Broklin. Tel.: 5041-6818.




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9 comentários:

  1. Nossa foi uma decepção mesmo... Minha massa estava muito ruim... eu faço muito melhor em casa... Não tinha gosto de nada, aliás, um gostinho de passada... As almondegas não dava nem pra perceber se era de carne bovvina ou suina e sem tempero... O couvert estava bom... a beringela era divina, a ricotinha com pesto bem refrescante... e os pães bons. O peixe eu gostei, gosto de defumado e bem temperado, mas os acompanhamentos horríveis de sem gosto...
    Uma pena, um lugar tão lindo, deveria ter a comida melhor, principalmente pelo preço. Definitivamente, NÃO SE COME O QUE SE PAGA!
    beijos a todos!!!

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  2. João de Deus Gomes4 de abril de 2011 às 19:24

    Sensacional Professoras!

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  3. Olá Erica,

    Meu nome é Juliano e sou o chef proprietário do Apriori. Gostaria de pedir desculpas pela experiência no Apriori durante o Restaurant Week. Infelizmente durante o evento, atendemos uma média de 150 pessoas por dia. Com isso, é muito difícil manter a excelência e o padrão que conquistamos nos últimos 2 anos. Para o evento contratamos atendentes, manobristas e cozinheiros extras, e por isso, infelizmente é muito difícil estes, terem o padrão dos funcionários contratados.

    Sempre fico na cozinha, principalmente para manter os padrões de nossos pratos. Mas durante o evento, estávamos com 3 funcionários a menos, com isso, tive que deixar a cozinha sob o comando de um cozinheiro, para que eu pudesse ficar no salão.
    Sem supervisão, nos 150 pratos, infelizmente alguns saem prejudicados, seja na massa cozida demais (não usamos Adria, e sim massa italiana de grano duro Antonio Amato), o molho sem o devido tempero e até quantidade dos alimentos nos pratos.

    Claro que erramos, pois é muita gente nessa época, mas fazemos de tudo para fazer da maneira correta, é só você verificar na Veja SP, Folha SP, Época SP e verá as críticas positivas, que temos um padrão de qualidade acima da média, mas infelizmente durante o RW, tivemos alguns problemas, e faremos de tudo para solucionar e evitar que aconteça novamente na próxima edição.

    Gostaria de convidar você e sua irmã para uma nova experiência no Apriori, para assim, reparar a imagem negativa que vocês tiveram durante o evento.

    Mais uma vez peço desculpas, e obrigado pela crítica.

    -------------------

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  4. Ola Chef Juliano Melo, tudo bom?

    Eu agradeço imensamente o seu e-mail e comentário no meu Blog... e te digo: eu entendo perfeitamente a sua explicação sobre o funcionamento da casa durante a Restaurant Week... fui a outros restaurante onde aconteceu "o mesmo probleminha" que ocorreu no Apriori Cucina e acabei constatando que é mesmo uma semana bem complicada para os restaurantes e seus proprietários. Para vc ter uma idéia, senti o mesmo no Le Bouchon e na Santa Gula. Realmente escolhi o 'Apriori' porque me indicaram como um bom restaurante e também, porque pesquisei e li críticas que realmente diziam que voces eram excelentes. Eu recebi os cartõezinhos de descontos dado por voces no dia em que estive ai (o que achei uma delicadeza bem interessante) e pretendo sim voltar! Pode ter certeza que voltarei ao Apriori, (mesmo porque achei a casa bem bonita e aconchegante e o atendimento excelente) e provarei de novo a comida da casa... mesmo porque no dia em que fui ai haviam dois moços comendo um risoto de camarão ao lado da minha mesa que achei divino (pelo cheiro e pela aparencia).

    Contudo, fico lisonjeada que tenha lido o blog, feito o comentário e me enviado o e-mail. Detalhes e delicadesas deste tipo são muito importante para mim. Agradeço a sua iniciativa e aguardo ansiosa a minha próxima visita ao seu restaurante, que é pertinho da minha casa.

    Desde já agradeço e me despeço com um abraço cordial

    Erica Almeida

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  5. Depois da postagem do Chef Juliano (e nossa, que delicadeza dele e privilégio nosso), reli a postagem e não tem como mesmo não dizer que algumas coisas na comida foram realmente frustrantes. Entrei no site do A Priori novamente e pude ter a mesma sensação da primeira vez que entrei: um lugar lindíssimo, aconchegante e que dá mesmo muita vontade de ir. Voltaremos sim e tenho certeza que estará bem melhor do que a experiência do restaurant week.
    Obrigada às palavras so chef. Um exemplo de preocupação e humildade, caracteristicas de um grande chef.
    Doces beijos, abraços e sorrisos!!!

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  6. O Chef Juliano Melo, do Apriori Cucina, além do comentário acima, me enviou também um e-mail super simpático mencionando que acha os blogs de gastronomia super importantes porque trazem, além dos pontos positivos, também os pontos negativos sobre os restaurantes, o que pra ele, é o mais importante. Ele também mencionou que nas revistas em geral o que publicam são apenas os reelease da própria assessoria de imprensa do restaurante e que, por isso, os blogs contribuem mais para que os restaurastes de fato melhores e corrijam os seus erros. Agradeço o dialogo estabelecido com o simpático chef do Apriori Cucina. Abraços A todos!

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